O projeto de pesquisa “Alteridade e Imaginário” busca refletir sobre vozes e imagens oriundas de culturas situadas à margem da tradição ocidental, criando condições para que esses imaginários emerjam livres dos tradicionais modelos limitantes de identificação de um “outro”. Esse entendimento do imaginário de culturas distintas agrega teorias de diversas disciplinas, como antropologia (o perspectivismo ameríndio de Eduardo Viveiros de Castro), literatura (a noção de poética da natureza de Gary Snyder), filosofia/história da arte (Georges Didi-Huberman, Walter Benjamin, Aby Warburg), sociologia (Michel Maffesoli), e psicologia (Carl G. Jung, James Hillman). Teóricos como Hillman, cujo trabalho está calcado em uma observação das imagens e do imaginário, nos trazem a questão de que não estamos lidando com um “outro” encarnado e vivo, mas com sua representação e seu discurso. Ao pensar em representações e discursos envolvendo duas ou mais pessoas, é preciso considerar que o “outro” muitas vezes é definido a partir de quem analisa, segundo categorias pré-estabelecidas. Uma reflexão descompromissada com tais esquemas é aquela que concede ao outro (e à representação do outro) que fale por si mesma (HILLMAN, 1989, p. 24). Tais procedimentos, pensados por Hillman no campo da psicologia arquetípica, também encontram paralelos em outros campos do conhecimento que interessam aos estudos literários. Trata-se de um projeto ainda em construção, visando consolidar uma metodologia interdisciplinar capaz de abarcar estudos do imaginário, sobretudo no caso de ameríndios amazônicos e culturas ribeirinhas do norte do Brasil.
O Seminário de pesquisa do GT Epistemologia e Interfaces da Psicologia Analítica 2022 destina-se a fomentar a articulação e colaboração entre os membro deste Grupos de Trabalho, de modo a viabilizar produções e atividades acadêmicas e de pesquisa tais como pesquisas, eventos, textos acadêmicos e demais . Pretende ser um momento de encontro, diálogo e confraternização entre os membros do GT e para isso estamos centralizando a estadia dos participantes , a organização e realização do seminário em um mesmo local, um hotel com auditório disponível em São Paulo e possibilitando a apresentação dos projetos de pesquisa e atividades acadêmicas conjuntas.
O Seminário se organiza a partir das duas temáticas do GT e em momentos: (i) Exposição geral do GT e das temáticas, (ii) Organização do participantes em dois grandes grupos de cada temática; (iii) Apresentação dos trabalhos, pesquisas e interesses em cada temática; (iv) Diálogo, debates e articulação dos participantes dentro de cada temática; (v) participação, acesso e diálogo com o grupo da outra temática (se houver interesse); (vi) encaminhamento e organização dentro do grupo temático e (vii) Unificação dos grupos temáticos exposição dos debates e encaminhamentos de cada grupo temático e (viii) Encaminhamentos e fechamento.
Os dois grupos temáticos (linhas) do GT são:
(1) Fundamentos teóricos e metodológicos em Psicologia Analítica - Carlos Augusto Serbena (UFPR)
As bases filosóficas e epistemológicas no campo da Psicologia Analítica: conceitos, funções e processos psíquicos. Interdisciplinariedade.. Focaliza os fundamentos teóricos e metodológicos do sujeito e da subjetividade na Psicologia Analítica: abordando os fundamentos filosóficas e epistemológicas no campo da Psicologia Analítica e os processos de constituição da psique refletindo sobre os conceitos, funções e processos psíquicos relacionados..
(2) Interfaces da Psicologia Analítica com Cultura e Sociedade - Paulo Afranio Santana (UFVMJ
Articulação da Psicologia Analítica com a Saúde, Educação, Política, Arte, Cultura e processos psicossociais e societais na atualidade. Procura a articulação da Psicologia Analítica analisando as implicações e desdobramentos da compreensão dos processos psicossociais e societais na atualidade para com a Saúde, Educação, Política, Arte, Cultura
As propostas de apresentação dos projetos de pesquisa e atividades acadêmicas é realizada de forma análoga a "submissão de trabalho cientifico" com titulo, autores resumo e palavras-chave. Entretanto o objetivo não é um trabalho de pesqiusa como em congressos mas realizar uma "comunicação acadêmica" dos projetos e temáticas de pesquisa, projetos de extensão, propostas de artigos, dossiês, livros e eventos para realização em co-autoria com os outros membros do GT.
Deste modo, também a apresentação destas comunicações será organizada e estruturada pela Comissão Organizadora e linha do GT a partir grupos de pesquisa e temática e não de modo individual, por exemplo as comunicações academicas de um de um projeto de pesquisa especifco seráo agrupadas em uma única apresentação. Pretende-se que isto possibilita espaçõ para diálogo e intercambio entre os participantes.
Além disto, facilitar condições de participação o evento, esta a "comunicação acadêmica" é formatada no modo de inscrição de proposta de submissão de trabalho com resumo, havendo comissão científica, emissão de certificado de participação no evento, apresentação de trabalho e organização de anais do evento.
Programação:
Sexta 17 de junho de 2022 das 13h45 as 17h15
Sábado 18 de junho de 2022 das 8h45 as 11h45
11h45 as 13h15 - Intervalo de almoço
Comissão Organizadora
Carlos Augusto Serbena
Durval Luis de Faria
Paulo Afranio Sant Anna
Mateus Donia Martinez
Comissão Científica
Carlos Augusto Serbena
Durval Luis de Faria
Paulo Afranio Sant Anna
GT Epistemologia e Interfaces da Psicologia Analítica- interfaces.jung.anpepp@gmail.com
Coordenação do GT (2022)
Carlos Augusto Serbena - caserbena@gmail.com